Para além da questão emocional que torna o momento da herança numa altura complicada de gerir, existem muitas outras questões que podem facilitar ou dificultar a atribuição da herança e posterior venda de um imóvel. Saiba com agir e o que é mais comum.

Se entre os bens da herança existir um ou mais imóveis e os herdeiros tiverem interesse em vender, poderá desde logo entrar em contacto com a PMR Imobiliária para que o possamos ajudar desde o início do processo.

Certamente irão surgir questões como: quanto vale o seu imóvel, como deverá comunicar às finanças a herança, quais os prazos que tem de cumprir, que documentos tem de apresentar, como deverá fazer a habilitação de herdeiros e terão todos os herdeiros que estar presentes? Se vender, que mais-valias terá? O que é o cabeça de casal? Pode tratar de tudo sozinho?

Precisamente por ser um dos momentos mais difíceis pelos quais muitos de nós temos de passar, contar com a ajuda de uma mediadora especializada faz todo o sentido, principalmente uma mediadora que não se limita a “vender casas” e que acompanha o cliente em todo o processo. Não só poderá responder a todas as questões anteriormente elencadas e outras que possam surgir, como será um apoio adicional para aqueles que tenham maior dificuldade emocional para lidar com a venda do imóvel e a remoção do respetivo recheio.

Assim, devem ser considerados os seguintes aspetos:

1º Quem são os herdeiros e o que diz a lei. Definir o cabeça-de-casal. Verificar se há menores e necessidade de intervenção do tribunal.

2º Existe testamento? Há legados? Verificar se não há dívidas na herança que possam condicionar todo o património dos herdeiros.

3º Obrigatoriedade de participação do óbito às Finanças nos respetivos prazos, com indicação dos respetivos herdeiros e relação de bens.

4º Fazer a habilitação de herdeiros.

5º Avaliar os imóveis e chegar a consenso entre os herdeiros sobre o valor de venda.

6º Se necessário, pedir ajuda a um especialista caso o imóvel esteja mobilado e haja necessidade de doar ou vender o seu recheio, muitas vezes com apoio psicológico para os herdeiros.

Receber um imóvel de uma herança é uma situação sempre complexa por tudo o que envolve a nível emocional e financeiro. Aconselhe-se com o seu consultor de confiança.