Depois de um potencial comprador ver o seu imóvel na internet ou na imobiliária e apontá-lo como de interesse, o passo natural é marcar uma visita. Esta primeira visita é essencial para a etapa seguinte: avançar com uma proposta.

Naturalmente que não consegue controlar todos os fatores, mas pode colocar ênfase e ter em atenção vários deles que vão marcar pontos a favor do seu imóvel.

Limpeza & Arrumação

No primeiro ponto é essencial apelar aos sentidos pois são eles que vão dar as primeiras informações ao cérebro. Assim, tenha sempre a casa limpa e arrumada aquando das visitas. Evite ter muitos objetos pessoas pois uma casa despersonalizada ajuda a que o outro se “veja” mais nela. Coloque um ambientador agradável. No fundo, vai querer dar uma sensação de conforto ao potencial comprador.

Retoques & Arranjos

Aquela porta descaída, a lâmpada fundida, os riscos que os miúdos fizeram numa parede,… Às vezes os pequenos arranjos são mesmo isso: retoques muito pequenos e rápidos que pode fazer e que vai dar uma sensação de cuidado a quem visita. Um fator muitas vezes comentado por possíveis compradores é o “vê-se que a casa está estimada”. E isso nota-se nos detalhes.

Pontos a favor e contra

Evidencie os pontos a favor da sua casa: que tem bom isolamento, muita luminosidade, bons acabamentos, etc. Mas sobretudo fale do que não está à vista. Da vizinhança, da zona onde se insere, dos transportes que tem, das atividades que o bairro organiza, entre mais. E se há algo que sabe que é um argumento contra o seu imóvel e que pode facilmente rebater não tenha medo de o trazer para cima da mesa (até porque às vezes pode ser injusto). Por exemplo, se o bairro onde está não tem muitos serviços fale da facilidade de transportes e de como a zona é muito calma e segura.

Documentação

É natural que um potencial comprador peça alguma documentação do imóvel: caderneta predial, plantas ou certificado energético. Tenha esses elementos logo prontos aquando da visita e mostre. Vai demonstrar transparência e dar mais confiança para que avancem para uma proposta.

 

Estes são vários fatores que pesam na hora de decidir avançar para uma proposta, bem como qual o valor da mesma.

Caso esteja a ser acompanhado neste processo, existem muitos pontos destes que o seu agente PMR Imobiliário já vai precaver e assegurar. Assim, a primeira boa impressão de que tanto precisa está garantida!