É uma das questões mais ponderadas na hora de colocar o imóvel à venda: optar por deixar em aberto no mercado ou contratar exclusividade? A verdade é que ainda há muitas dúvidas e, acredite, o que pensa ser uma desvantagem é precisamente uma vantagem. Quer saber porquê? Conheça os 5 principais mitos sobre a exclusividade imobiliária.

 

Mito 1 - O meu imóvel vai chegar a menos pessoas

O seu imóvel vai chegar a muito mais pessoas em regime de exclusividade. Um consultor com exclusividade vai ter todo o interesse em fazer chegar o seu imóvel ao público final e aos próprios colegas das outras mediadoras, porque irá sempre ganhar com a venda. Estando em exclusividade estará no topo de prioridades do seu consultor! Quando um imóvel está em aberto o consultor sabe que corre o risco de estar a promover um imóvel que será depois vendido por outra mediadora e o seu esforço terá sido em vão. No caso de uma exclusividade, o consultor tem todo o interesse em que outros colegas vejam e partilhem, porque sabe que mesmo que o comprador venha de outra imobiliária, ele ganhará sempre com a venda.

 

Mito 2 – Corro o risco de não ter o imóvel devidamente publicitado

Se é verdade que corre este risco, isso apenas acontecerá se escolher um mau profissional (como em qualquer outra profissão, existem bons e maus profissionais). Em exclusividade, o consultor terá toda a vantagem em publicitar e valorizar o seu imóvel, como vimos no Mito 1. Aqui o importante é que faça uma triagem da mediadora que escolher para a exclusividade: pesquise, compare, entre em contacto e tire todas as dúvidas antes de assinar contrato.

 

Mito 3 – Perco privacidade porque tenho o meu imóvel mais exposto

Com a exclusividade irá ter uma placa de venda no seu imóvel e a localização mais exata do mesmo nos anúncios. Mas o objetivo é vender, correto? Assim sendo, quanto mais identificado estiver, mais potenciais compradores atrai e, sobretudo, compradores mais qualificados, com muito maior probabilidade de avançarem para a compra. De qualquer forma, se existir alguma situação com que não se sinta confortável deve indicar ao seu consultor, para que seja ajustada. Além disso, a garantia de segurança da sua casa e da sua família é maior. Apenas o seu consultor visitará a sua casa e acompanhará as visitas, assegurando que quem a visita está devidamente identificado e qualificado. Um imóvel em regime aberto poderá ser visitado por inúmeras pessoas e consultores sem controlo rígido de quem entra na sua casa.

 

Mito 4 – Vai aparecer menos vezes na internet e isso é mau

Não se aplica também. Na verdade, a maioria das consultoras, tal como acontece com a PMR Imobiliária, têm parceria com os maiores portais de imóveis do país, e por isso o seu imóvel aparecerá em todos eles. A diferença é que aparecerá de forma cuidada, com fotos profissionais e anúncios uniformizados. Ter vários anúncios de um mesmo imóvel, com enquadramentos e imagens diferentes, dá uma falsa noção de “desespero de venda” para o mercado, que não vai ser benéfica no momento de negociação de possíveis propostas.

 

Mito 5 – A venda será mais demorada

O fator tempo não é o mais afetado por estar em regimente aberto ou de exclusividade. Mas o fator “valor de venda” sim. Quando tem o seu imóvel em aberto vai receber muita pressão dos consultores para aceitar qualquer proposta que chegue, pois sabem que só assim ganham com a venda e estão numa luta contra o tempo para não perderem para a próxima proposta. Quando o imóvel está em exclusividade o consultor quer valorizá-lo e vender ao melhor preço. E todos saem a ganhar com isso.

 

Na PMR Imobiliária os imóveis em exclusividade beneficiam de apoio dedicado em todo o processo, fotografias profissionais, anúncios em todas as plataformas, possibilidade de serviço de Home Staging e muito mais. Fale connosco para saber o que podemos fazer pelo seu imóvel!