Quando vai comprar uma casa e pede um crédito habitação uma das questões que irá determinar o valor de empréstimo é a avaliação bancária do imóvel. Em que consiste? Que peso tem na aprovação por parte do banco? Como pode fazer para potenciar o seu imóvel numa avaliação bancária?

A avaliação bancária de imóveis faz parte do processo de pedido de crédito (bem como do de transferência de crédito ou partilha de heranças), e é realizada por um perito habilitado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Nesta avaliação, marcada previamente com a imobiliária mediadora da venda ou com o proprietário, serão analisados diversos aspetos do imóvel, como a sua localização, área, qualidade de construção, estado de conservação, comodidades e outras possíveis mais-valias. O objetivo da avaliação é determinar o preço real do imóvel. Usualmente os bancos não concedem empréstimos que ultrapassem os 90% da avaliação ou compra, sendo elegido o menor de ambos.

A verdade é que pode (e deve) acompanhar esta avaliação de forma a destacar os aspetos positivos do imóvel e da sua localização.
Em Portugal não existem métricas exatas e quantitativas em vários dos critérios de avaliação de um imóvel, pelo que será muito importante que o proprietário ou o mediador:

. Aponte alguns aspetos que possam ser menos visíveis, como obras efetuadas de valorização do imóvel (caixilharia, isolamentos, impermeabilização, etc);
. Prepare o imóvel para que este esteja apelativo: limpo, arrumado, e bem iluminado.
. Indique a presença de domótica ou outros equipamentos;
. Facilite o acesso a zonas comuns do prédio, se for o caso.

A localização é outro aspeto muito importante, sendo que o avaliador pode não conhecer muito bem a zona onde o imóvel se insere. Se tem um conhecimento aprofundado da mesma, deve indicar todos os aspetos que serão uma mais-valia, como a proximidade a eixos rodoviários, transportes públicos, comércio, serviços, entre mais.

Em suma, o imóvel deverá ser preparado para a visita de avaliação, tal como se de uma visita de um potencial comprador se tratasse. Potencie a avaliação do seu imóvel com um acompanhamento próximo e adequado!