Há quem adore mudar de casa e quem tenha dores de cabeça só de pensar nisso. O trabalho da mudança é real mas, para além de poder recorrer ao serviço de uma empresas de mudanças para o ajudar, uma boa organização e planeamento vai fazer toda a diferença.

Por onde começar? Qual o passo-a-passo a seguir para que tudo corra bem? Deixamos-lhe um guia para as suas mudanças!

<b>Preparar com antecedência</b>

. Correio: uma das primeiras alterações a fazer é a mudança de morada com todas as entidades oficiais, bem como marcas ou empresas com quem tenha assinatura. É um assunto que só trata uma vez e fica resolvido. Pode ainda pedir aos CTT para fazer o encaminhamento da correspondência para a nova morada, um serviço útil nos primeiros tempos em que alguns lapsos de atualização de morada podem ocorrer.
. Transporte: decida como vai transportar os seus bens. Se irá fazer você mesmo e para isso precisa de aluguer ou pedir emprestada uma carrinha, ou se vai optar por contratar um serviço profissional de uma transportadora. Se for o caso, é hora de pedir orçamentos e condições.
. Seguro: confirme que os seus bens estão cobertos pelo seguro durante o transporte.
. Material: comece a juntar tudo o que vai precisar para poder empacotar e acondicionar os bens e objetos (caso recorra ao serviço de mudanças de uma transportadora, confirme se têm também este serviço). Vai precisar de caixas de vários tamanhos, jornais ou plástico-bolha, bem como cobertores para proteger os bens maiores.
. Serviços: trate do cancelamento dos contratos de água, gás, luz e telecomunicações, aproveitando para fazer os da casa nova. Confirme e agilize com as empresas prestadoras para que os timings de mudança sejam respeitados.

<b>A mudança está quase a chegar</b>

. Peças essenciais: coloque de parte o básico que irá precisar até ao último dia e que não poderá ser empacotado (alguma roupa, bens de higiene pessoal, utensílios básicos de cozinha, toalhas, lençóis, produtos de limpeza,..). Guarde-os numa zona específica de cada divisão que para que ninguém guarde por engano.
. Escolher (reciclar ou doar): uma mudança de casa é uma ótima altura para o desapego. Faça uma escolha do quer levar para a casa nova. O que já não pretende coloque para reciclagem ou, se estiver em bom estado, pode optar por doar.
. Empacotar: não deixe para a última hora. Defina um calendário e objetivos de arrumação por dia. Pode começar divisão a divisão. Assim vê o trabalho a “avançar” e fica com cada divisão fechada.
. Identificar: este item é essencial! Não se esqueça de escrever do lado de fora da caixa, bem visível, qual o seu conteúdo, o que facilita muito o processo de arrumação na nova casa. Se forem peças frágeis coloque uma faixa vermelha com a indicação “Frágil”. Pode adicionar números nas caixas e assim anotar numa lista “número + conteúdo”. Facilita muito o controlo aquando da chegada à casa nova (e uma segurança extra para o caso de alguma caixa estar em falta, sabendo exatamente qual falta e o que contém).
. Limpeza: limpe tapetes, cortinados e edredons antes de os embalar para transporte. Assim, quando chegar à casa  nova estão prontos a usar.
. Desmontar: quase a chegar o grande dia é hora de começar a desmontar e preparar o mobiliário. Guarde todas as peças pequenas de cada móvel (parafusos, porcas, junções, etc), num saco, colado à peça a que pertence e identificado (para o caso de se descolar).

<b>Chegou a hora!</b>

. Desligar: certifique-se de no dia anterior desligar todos os eletrodomésticos e prepará-los para as mudanças (não se esqueça dos livros de instruções);
. Básicos: assegure-se que tem apenas a roupa, comida e bens de higiene pessoal básicos para os dias de mudança. Nos dias de mudança opte por comidas rápidas e práticas, peça em take-away ou a um familiar próximo que possa preparar as refeições;
. Proteção: prepare luvas de proteção e algumas ferramentas básicas que poderão ser necessárias.
. Transporte: se alugou uma carrinha coloque primeiro os móveis e bens de maior porte, encaixando depois as caixas em espaços vazios. E como o aluguer tem sempre um horário limite, o importante é assegurar que consegue transportar tudo o que é volumoso. Se ficarem em falta alguns itens, que sejam as caixas mais pequenas, mais fáceis de transportar em carro próprio, se for o caso.
. Despedida: despeça-se da sua casa e verifique que nada fica para trás.

<b>Casa Nova</b>

. Confirmação: certifique-se que chegou tudo à casa nova. A listagem de caixas e itens é uma ajuda valiosa nesta altura.

Desfrute! Tire alguns dias para poder arrumar e preparar a sua casa nova. Faça-o com calma e com propósito. O que não visualiza no espaço, não coloque. Dê tempo para se ambientar à casa e logo vai percebendo se tudo o que tinha em mente encaixa no novo espaço e é o que pretende.

Caso precise de ajuda com as suas mudanças, pergunte ao seu consultor PMR Imobiliária por referências que o podem ajudar nesta fase do processo.